Monalisa Guarda
Board member
Monalisa Giannini Bertolotti Guarda graduou-se em economia em 1990 pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Em 1993 obteve diploma de Mestrado Executivo em Administração de Empresas com especialização em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC, atual INSPER).
Exerceu por mais de 20 anos cargos na administração de instituições financeiras como membro da diretoria estatutária em subsidiárias de relevantes conglomerados financeiros internacionais como o Standard Bank of South Africa, Barclays e Bank of América, atuando em diversos papéis executivos (C-levels).
Possui mais de 30 anos de experiência na avaliação e gestão de riscos, implementação e reestruturação de linhas de negócios envolvendo transações complexas conduzidas tanto no Brasil quanto no exterior, liderando equipes multidisciplinares e multinacionais, tornando-se Managing Director em 2012.
De dez/2015 a dez/2023 atuou como Chief Risk Officer para o Bank of America Merrill Lynch, onde foi responsável pela gestão integrada de riscos das subsidiárias locais, além da cobertura de risco país e de crédito para o Bank of America Corporation (BAC). Foi responsável pela implementação de toda a gestão integrada de riscos para as subsidiárias do BAC no Brasil de acordo com a Resolução do Conselho Monetário Nacional n. 4.557.
Atuou por 9 anos no Banco Barclays SA também como Mananging Director, tendo exercido as funções de Chief Credit Officer para América Latina, Chief Operating Officer e Chief Executive Officer do banco e corretora no Brasil, e foi responsável pela elaboração de um plano de negócios até a execução da nova estratégia de atuação do conglomerado no Brasil. Antes da experiência no Barclays, atuou por 9 anos no Standard Bank of South Africa como Business Risk Director para a América Latina, onde esteve diretamente envolvida no projeto de expansão do grupo na América Latina, inicialmente montando toda a estrutura de "fixed income and macroecomic research" baseada em Miami e, posteriormente, atuando nas aquisições do ING e Bank Boston na Argentina até a montagem do banco de investimentos no Brasil.
Morou por 3 anos na Flórida, USA, atuando em corretoras tanto para o Standard Bank quanto para o grupo financeiro Suiço-Espanhol, Socimer Securities Corporation, onde trabalhou por 5 anos.
Atuou como economista no grupo Bunge e Born, trabalhando em seu departamento de planejamento estratégico internacional, Serfina S/A, entre 1988-1993 e também foi economista chefe do Banco BMC, antes de seguir carreira em bancos internacionais.
Associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde concluiu os cursos de Conselheiros de Administração e Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controle, pretende atuar como membro independente de conselhos de administração e de auditoria de empresas listadas.
É casada e tem uma filha de 24 anos.